sexta-feira, 3 de junho de 2011

MOTÖRHEAD





Uma banda britânica de Metal surgiu no ano de 1975, emLondres. O idealizador do grupo foi o grande Lemmy Kilmister
Depois de ser expulso da Hawkwind, sua banda na época, por problemas com drogas (barrado no aeroporto do Canadá por porte de anfetaminas), ele resolveu criar o seu próprio grupo.
Lemmy é conhecido por ser um grande frontman e por seu 
vocal rouco inconfundível e marcante.






O baterista Lucas Fox e o guitarrista Larry Wallis vieram completar a formação que tinha Lemmy Kilmister como baixista e vocalista. O nome escolhido para o novo grupo foi Bastard, que logo caiu por terra e foi substituído por Motörhead (gíria para viciados em anfetaminas).
O primeiro álbum, On Parole, foi gravado em 1975, mas só foi lançado quase cinco anos depois devido a dificuldades criadas pela gravadora, ela dizia que o álbum não era comercial. Passa-se um ano e Fox sai do grupo. Lemmy alegava que ele não tinha atitude o suficiente para participar de uma banda como o Motörhead. Phil Taylor se torna o novo baterista.

Wallis deixa a banda no mesmo ano, alegando que voltaria para o antigo grupo. Eddie Clarke assume a guitarra em seu lugar.
O trio estava sem gravadora na época, mas em 1977 um produtor cedeu o estúdio para que a banda gravasse uma música. Apesar do tempo escasso, eles gravam não só uma, mas todas as faixas. Desta forma surge o primeiro álbum realmente lançado, Motörhead.

No ano de 1979, gravam um novo álbum chamado Overkill. Depois ainda no mesmo ano sai Bomber, cuja faixa-título era o principal single, como a banda já conseguia um certo prestígio, lançaram oficialmente o álbum On Parole, que já estava gravado. E a década de 80 iniciou com uma turnê pela Europa,



O próximo trabalho, o magnífico Ace of Spades, sai e leva a banda em turnê. Este disco é considerado aquisição quase obrigatória para os fãs da banda, um dos clássicos do Motörhead. Em 1981, gravam o primeiro álbum ao vivo, No Sleep ‘Til Hammersmith, um ano depois, Eddie Clarke deixa a guitarra e Brian Robertson o substitui.
Esta formação dura apenas um álbum, Another Perfect Day, e sua respectiva turnê. Robertson é demitido, pois se recusava a tocar os clássicos da banda ao vivo. Na procura por um guitarrista eles acabam contratando dois: Phil Campbell e Wurzel. Taylor deixa a bateria da banda logo depois para se juntar a Robertson em um novo 
grupo, Pete Gill é quem toma o seu lugar.

A banda voltou aos bons tempos lançando, em 1986 um dos mais famosos discos do grupo, o clássico Orgasmatron, depois vem Rock N' Roll, que marca a volta de Philty às baquetas. Philty Taylor saiu pela segunda vez da banda em 1992, ano do lançamento do disco March or Die, seu último registro com o grupo, que passou a contar com a bateria de Mikkey Dee (ex-King Diamond e Don Dokken), antigo conhecido de Lemmy.

O álbum seguinte foi Bastards, gravado em 1993. Após seu lançamento, o guitarristaMick Wurzel abandonou a banda, que voltou a ser apenas um trio. Em 1996 lançaramOvernight Sensation e no primeiro semestre de 1998 saiu Snake Bite Love provando que o Motörhead continuaria a todo vapor.

Comemorando os 25 anos da banda, em 2000, a gravadora editou uma coletânea dupla intitulada The Best of Motorhead. Também foi registrado um CD ao vivo gravado noBrixton Academy, que só foi lançado 3 anos mais tarde. Depois disso vem Hammered, considerado um dos melhores do grupo.


Em 2004, a banda grava o disco Inferno e segue em turnê pelo Reino Unido em parceria com o Sepultura. Um ano depois, o Motörhead ganha o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal. Nos anos seguintes o Motörhead grava mais três discos: Kiss of Death (2006), Better Motörhead Than Dead: Live at Hammersmith (2007) eMotörizer (2008). Atualmente, a banda é formada por Lemmy Kilmister no baixo e no vocal, Phil Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria. O Motorhead é normalmente classificado como Heavy/Speed Metal, possui também um pouco de Punk, mas Lemmy considera a banda como simplesmente Rock N' Roll!

Nenhum comentário:

Postar um comentário